CUIABÁ

Agro

CNA apresenta relatório da Aliança Agroeconômica com dados do Centro-Oeste

Publicado em

Agro


Brasília (13/10/2021) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu a live “Custos e Preços no Agro: 3º relatório trimestral da Aliança Agroeconômica do Centro-Oeste”, na quarta (13).

O debate foi moderado pelo assessor técnico na CNA, Thiago Rodrigues, e contou com a participação do gerente técnico do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), José Pádua; da coordenadora de Desenvolvimento Regional no Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Vanessa Gasch; e do coordenador técnico do Instituto para Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Alexandro Santos.

“São informações focadas na região que tem a maior pujança em relação ao mercado agropecuário brasileiro. O objetivo é oferecer uma didática para que o produtor consiga se basear na hora de tomar decisões, assim como instituições e consultorias do setor”, afirmou Thiago Rodrigues.

O relatório apresenta o balanço das exportações do complexo soja, milho, algodão e carne bovina no terceiro trimestre de 2021. Além disso, traz um panorama sobre a produção de etanol de milho.

Leia Também:  TRIGO/CEPEA: Valores apresentam movimentos distintos dentre regiões

Outro destaque são os principais resultados do Projeto Campo Futuro (CNA/Senar) nas atividades de pecuária de corte, pecuária leiteira, piscicultura, cana-de-açúcar, soja, milho 2ª safra e algodão, nas praças pesquisadas na região, em 2021.

O documento levanta, ainda, estatísticas microrregionais do Centro-Oeste, dados sobre o mercado de algodão e cana-de-açúcar e produção de carne bovina e abate, assim como preços dos principais produtos agropecuários e de frete.

Aliança Agroeconômica – Formado em 2018 a partir de uma cooperação técnica entre a CNA, a Famasul, o Imea e Ifag, o grupo tem como objetivo integrar ações de pesquisas e estudos no Sistema CNA/Senar relacionadas ao setor agropecuário.

Clique aqui para acessar o relatório.

Leia mais sobre o assunto:

Aliança Agroeconômica divulga relatório do 2º trimestre de 2021

CNA divulga relatório da Aliança Agroeconômica do Centro-Oeste

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Agro

Feira Natural do Campo será inaugurada nesta semana

Publicados

em

Por


Nesta quarta-feira (20.10) será realizada a primeira edição da Feira Natural do Campo. Ela é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Shopping Estação Cuiabá, Sindicatos Rurais e diversos outros parceiros. Ao todo serão sete edições e todas acontecerão sempre às quartas-feiras, no estacionamento do Shopping, das 17h30 às 21hs.

Dentre os produtos comercializados estão frutas, legumes, verduras, queijos, salames e doces que virão direto do campo para a mesa do consumidor. Os alimentos são agroecológicos, produzidos e comercializados por pequenos produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Senar-MT.

A ATeG é o programa que dá suporte para o aumento da produtividade em diversas cadeias produtivas. Ela está entrando em uma nova etapa que é de auxiliar os pequenos produtores até a comercialização. De acordo com o superintendente da instituição, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia, a Feira marca o início dessa nova fase no Programa e da instituição.

“É um evento que inaugura uma nova fase da ATeG e uma nova fase de comunicação do Senar-MT com a população urbana. Apesar dos alimentos serem produzidos no campo, quem mais consome é a cidade, e principalmente a capital”, afirmou Chico.

Leia Também:  Mato Grosso do Sul: VBP da Agropecuária tem crescimento estimado em 18,29% em 2021

Por semana, participarão cerca de 20 produtores rurais de quatro municípios: Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Campo Verde e Tangará da Serra. Ao todo, mais de 200 estão cadastrados. O evento respeitará os decretos vigentes e as restrições para a segurança sanitária, em virtude da pandemia da Covid-19.

Serviço:

O que: Feira Natural do Campo

Quando: primeiro evento na Quarta-feira (20.10) das 17h30 às 21h.

Onde: estacionamento do Shopping Estação Cuiabá

Entrada gratuita

Programação:

Outubro

Quarta-feira – 20.10

Quarta-feira – 27.10

Novembro

Quarta-feira – 03.11

Quarta-feira – 10.11

Quarta-feira – 17.11

Dezembro

Quarta-feira – 01.12

Quarta-feira – 08.12

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA