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BMW mostra Série 3 renovado e com longa tela curva no painel

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BMW Série 3 2023 passa a ter frente renovada com estilo mais harmônico do que o do esportivo M3
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BMW Série 3 2023 passa a ter frente renovada com estilo mais harmônico do que o do esportivo M3

A BMW opta por adotar apenas algumas atualizações no Série 3 da linha 2023. O carro renovado se beneficia de alguns ajustes no exterior, o que inclui opções de cores inéditas e novas rodas .

Embora o BMW Série 3 de 2023 não seja um modelo totalmente novo, as mudanças no interior agradam com a inclusão da grande tela curva que faz as vezes de tela multimídia e cluster. Além disso, o carro vem equipado com a oitava geração do sistema iDrive , com comando giratório no console central, que agora pode abrir e fechar janelas e teto solar e ajustar o ar-condicionado usando comando de voz.

As opções do conjunto mecânico continuam as mesmas e incluem motores de quatro cilindros turbinados, de 2,0 litros, encontrados no 330i e 330e . Para o M340i, um turbo de 3,0 litros com seis cilindros em linha suave também continua em produção, bem como a tração traseira e o câmbio automático de oito marchas.

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A mudança mais significativa na dianteira do novo Série 3 fica por conta dos faróis redesenhados. Como os que vimos no elétrico i3 eDrive35L da China, os faróis agora são mais finos. Foi-se o ligeiro recuo na borda inferior para dar uma aparência mais limpa para a frente. Os gráficos dos faróis full-LED mudam para uma forma de L invertida, imitando os halos que antes eram sinônimos da marca.

Um imenso alívio para todos é que a BMW resistiu ao desejo de enxertar um focinho de M3 no Série 3 . Enquanto a grade foi aprimorada – ganhando barras duplas e contornos ligeiramente alterados – o resultado foi satisfatório.

Os para-choques dianteiro e traseiro, por outro lado, não tiveram tanta sorte. O novo design é um pouco mais exigente, com ângulos mais agressivos que enfatizam “a missão esportiva do novo BMW Série 3 ”.

Outras mudanças exteriores incluem novas de rodas e uma nova gama de cores exteriores, incluindo Skyscraper Grey metalizado em toda a gama e Brooklyn Grey metalizado nos modelos M340i ou em combinação com o pacote M Sport nos modelos 330i e 330e.

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Além disso, os pacotes M Sport oferecidos para o 330i e 330e foram revisados ​​para incluir detalhes cromados na grade, um para-choque traseiro específico para M-Sport, direção esportiva variável e rodas de 19 polegadas.

A longa tela de alta resolução sensível ao toque é o principal destaque do interior renovado do BMW Série 3 2023
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A longa tela de alta resolução sensível ao toque é o principal destaque do interior renovado do BMW Série 3 2023

Enquanto isso, o M340i e o M340i xDrive ganham um visual único, com grades em forma de rim, rodas de raios duplos, saídas de escape trapezoidais e um spoiler traseiro M. O 2023 M340is também estará disponível com as clássicas rodas BMW Motorsport , em comemoração ao 50º aniversário da BMW M GmbH .

O BMW Série 3 de 2023 é atualizado para a mais recente tecnologia de interiores , com a inclusão de uma grande tela curva, de de 12,3 polegadas atrás do volante que se une a uma tela central de 14,9 polegadas, voltada para o motorista e que funciona com conexão 5G nativa.

As entregas em todo o mundo, incluindo os EUA, começarão em junho, com os preços a serem anunciados nos próximos meses. No Brasil, o novo BMW Série 3 deverá continuar sendo montado em Araquari (SC).

Fonte: IG CARROS

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VW Nivus Highline 2022: como anda o meio hatch meio SUV

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VW Nivus Highline: Testamos na cidade, na estrada, na terra batida e na lama
Guilherme Menezes/ iG Carros

VW Nivus Highline: Testamos na cidade, na estrada, na terra batida e na lama

O VW Nivus é um verdadeiro crossover de SUV, cupê e hatch. Quando comparado ao Polo — de quem o VW Nivus foi derivado — o modelo Highline (R$ 136.270) dos nossos testes tem algumas vantagens. A maior parte delas, de fato, servem para agradar as pessoas que procuram atributos mais “descolados” em um carro.

Dois dos pontos que chamam atenção no VW Nivus Highline da linha 2022 é vão livre do solo (17,6 cm ante 14,9 cm) e o espaço interno, inclusive o porta-malas (415 litros ante 300 litros). Outro é o bom acabamento, com aplique preto brilhante no painel e tecido de boa qualidade nos bancos.

Ainda falando do interior, há espaço para cinco ocupantes e bagagens. Quem vai sentado no banco traseiro conta com saídas do ar-condicionado, o que contribui com o conforto, mas a distância entre-eixos é praticamente igual à do hatch compacto Polo (2,57 m) e, por isso, o espaço para os joelhos deixa um pouco a desejar. 

A nova  central multimídia do VW Nivus funciona em conjunto com o aplicativo VW Play Apps , além das parcerias com Estapar, Waze, iFood, Deezer, entre outros. Conta com tela de 10,1 polegadas sensível ao toque, com Apple Car Play e Android Auto e comando por voz.

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Por meio dela, também é possível pagar estacionamentos , o Zona Azul, bem como pedir um guincho em caso de defeito, ou escolher algo para comer a ser entregue em algum endereço. Além disso, há o “Modo Vallet”, que bloqueia informações pessoais do usuário, ao ser ativado.

No asfalto, o Nivus mostra a qualidade de aliar bom desempenho com baixo consumo, além de ser ágil nas manobras. O motor 1.0 turboflex , de três cilindros, com câmbio automático sequencial de seis marchas é suficiente para ultrapassagens seguras. Nesse quesito, também conta com AEB (Frenagem Autônoma de Emergência), ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro) e ISOFIX.

Seus 128 cv e 20,4 kgfm a 2.000 rpm se traduzem em respostas rápidas aos comandos do acelerador. Mas isso com o câmbio no modo “S”, já que, fora dele, as reações se mostram mais “anestesiadas”. De acordo com a fabricante, para ir de 0 a 100 km/h, o carro precisa de bons 10 segundos.

Com as mãos no volante multifuncional , revestido de couro, e com hastes atrás, a direção é precisa em velocidade e leve ao estacionar. E a suspensão trabalha bem tanto para absorver as irregularidades do piso quanto para manter o carro estável nas curvas, inclusive, em estradas de terra.

Levantamos poeira em alguns trechos e comprovamos que o Nivus vai bem na terra, contanto que você passe apenas por caminhos de terra batida e com obstáculos fáceis de serem superados, longe de trilhas e lamaçais, que provocaram algumas escorregadas nos nossos testes.

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Para quem vai pegar estrada, o tanque de 52 litros pode ficar pequeno, limitando a autonomia . Mesmo assim, conforme dados do Inmetro, o Nivus pode rodar 489 km com etanol e 686 km com gasolina, em uso rodoviário, fazendo 9,4 km/l e 13,2 km/l, respectivamente. Na cidade, faz 7,7 km/l com etanol e 10,7 km/l com gasolina.

Conclusão

Depois de ter experimentado o VW Nivus Highline nas mais diversas condições de asfalto, ficou claro que o acerto, tanto do conjunto mecânico quanto do estrutural, são pontos altos. Para quem gosta de dirigir, estar ao volante de algo que tem aparência de um SUV, mas que anda como um hatch bem acertado, deixa boa surpresa.

Ficha técnica, VW Nivus Highline

Preço: A partir de R$ 136.270

Motor: 1.0, quatro cilindros, flex, turbo

Potência: 128 cv (E) / 116 cv (G) a 5.500 rpm

Torque: 20,4 kgfm a 2.000 rpm

Transmissão: Automático, seis marchas, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / sólido (traseiros)

Pneus: 205/55/R17

Dimensões: 4,27 m (comprimento) / 1,75 m (largura) / 1,49 m (altura), 2,57 m (entre-eixos)

Tanque: 52 litros

Porta-malas: 415 litros

Consumo gasolina: 7,7 km/l (cidade) / 9,4 km/l (estrada), com etanol e 10,7 cidade e 13,2 km/l na estrada, com gasolina

0 a 100 km/h: 10 segundos

Velocidade máxima: 189 km/h

Fonte: IG CARROS

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