CUIABÁ

Cidades

Bate-papo CNM destaca desenvolvimento econômico para Municípios Inteligentes

Publicado em

Cidades


Ações de desenvolvimento econômico para Municípios Inteligentes foi o tema do Bate-papo com a CNM [Confederação Nacional de Municípios] de sexta-feira, 4 de março. A live contou com a participação de representantes do Grupo de Trabalho Capacitação, disseminação e educação da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes (CICB) e destacou o Objetivo Estratégico 5. Esse propõe fomentar o desenvolvimento econômico local no contexto da transformação digital.

Lançada no final de 2020, a Carta foi escrita com o apoio da Agência de Cooperação Alemã GIZ e a colaboração dos Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), das Comunicações (MCom) e de outras 126 instituições, inclusive da CNM. O documento pontuou 160 recomendações apoiadas em oito objetivos estratégicos. Assim, a transmissão pelos canais do YouTube e Facebook da Confederação deve promover um nivelamento de conhecimento dos gestores municipais.

“É um conjunto de instrumentos oferecidos pelo governo federal para apoiar as cidades rumo à transformação digital, respeitando a autonomia dos Municípios”, explicou a analista em Ciência e Tecnologia do MCTI, Karina Vidal. Ele detalhou os dois pilares fundamentais: instrumentos de fomento, para execução dos projetos; e plataformas on-lines de soluções e novas tecnologias.

Leia Também:  Seminário vai orientar municípios sobre Licenciamento Ambiental

Plataforma
Durante a transmissão, Karina explicou como acessar a plataforma, como notificar os desafios e problemas identificados e como as recomendações trazidas podem promover desenvolvimento por meio das políticas públicas locais. Já a coordenadora do Projeto de Cidades Inteligentes do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Ângela Maria Alves, recomendou aos prefeitos o acesso ao sistema, por meio da página inteligente.mcti.gov.br.

Segundo ela, um dos desafios foi cobrir todos os Municípios de regiões distintas, com diferentes realidades regionais, sociais e econômicas. “A plataforma serve para que os gestores aprendam, porque dentro dela tem capsulado uma série de regras que muitas vezes o gestor público desconhece. Seguindo a plataforma, ele organiza a gestão interna da prefeitura”, completou. Ângela reforçou: “o modelo permite um diagnóstico das cidades com visão do desenvolvimento em dimensões, considerando desde desenvolvimento urbano sustentável até capacidades institucionais”.

Boa prática
Uma experiência bem sucedida de desenvolvimento local foi apresentada pelo secretário de desenvolvimento e inovação de Joaçaba (SC), Jorge Luiz Dresch. “ Quando você se fala em inovação e tecnologia é necessário ter instrumentos, leis, para isso poder acontecer”, contou. Diante disso, além de ter aprovado a zona de expansão e tecnologia do Plano Diretor, para viabilizar implantar o centro de inovação, e de ter aprovado o programa de incentivo voltado às empresas locais.

Leia Também:  Vacinação contra Covid-19 tem pontos definidos para esta semana

As ações municipais voltadas ao desenvolvimento tecnológico também foram relatadas pelo ex-superintendente da Secretaria de Inovação e pelo diretor do Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe, Severino de Déa e Ricardo Antonello. “Uma das maiores dificuldades não foi a construção do prédio, mas articular todo o habitat de inovação para poder ser efetivo e ativo, nas características inovadoras buscadas pelo Município”, contou Severino. Ricardo detalhou como funciona o Centro Inovare abrigado no Município e como ocorre o apoio financeiro municipal.

Confira o bate-papo na íntegra aqui 

Fonte: AMM

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Cidades

Verifique os pontos abertos da semana de 16 a 21 de maio para vacinação contra covid-19 em Várzea Grande

Publicados

em

Por

Nesta semana, de 16 a 21 de maio, a secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande, disponibilizou pontos para vacinação contra a Covid-19 em crianças, adolescentes, adultos além dos idosos. Ao todo são 11 pontos abertos para vacinar adolescentes e adultos situados em Unidades Básicas de Saúde. O ponto do Várzea Grande Shopping continua aberto. A Clínica de Atenção Primária à Saúde do Parque do Lago é o ponto exclusivo desta semana para vacinar crianças de 5 a 11 anos.

Como explica o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, a cada semana o ponto de vacinação para crianças muda, conforme o planejamento realizado pelas equipes técnicas, em contemplar todas as regiões da cidade, levando em consideração densidade populacional e fazer chegar a vacina mais próxima das famílias várzea-grandenses, facilitando para os pais e responsáveis pela criança, em fornecer o serviço nas comunidades.

Pontos abertos de vacinação contra a covid-19 para semana de 16 a 21 de maio: ESF do bairro  Água Vermelha; Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia; Clínica de Atenção Primária à Saúde 24 de Dezembro; UBS Cabo Michel;  Centro de Saúde Aurília Curvo; ESF São Mateus; Clínica de Atenção Primária à Saúde Jardim Glória; Clínica de Atenção Primária Saúde do bairro Cristo Rei; ESF Manaíra, Centro de Saúde Ouro Verde e Clínica de Atenção Primária à Saúde do bairro Marajoara. 

Leia Também:  CAB terá que pagar caminhão-pipa para moradores sem água

A Unidade de Saúde exclusiva para vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, é a situada no bairro Parque do Lago, na Clínica de Atenção Primária à Saúde, e funcionará no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h.

O Ponto fixo no Várzea Grande Shopping – ‘Vacinação Cidadã’- continua funcionando, no horário das 10h às 18h, e a vacinação será aplicada em adultos e adolescentes, além da aplicação da quarta dose para idosos com 70 anos a mais. O ponto funciona no Espaço do Centro Estadual de Cidadania, Piso 1, no Várzea Grande Shopping.

Conforme dados da Vigilância em Saúde de Várzea Grande, o Município aplicou, até a data do dia 10 de maio, o total de 483.239 doses da vacina contra a covid-19. Deste total, 225.062 foram aplicações da primeira dose. Segunda dose 178.262, terceira dose 79.051 e quarta dose 864.

O prefeito, Kalil Baracat, ressalta que é importante todos completarem o ciclo vacinal, conforme as recomendações do Plano Nacional de Vacinação, vez que a transmissão da doença continua em grande escala, porém com índices baixos de ocorrências de mortes pela doença. “As ocorrências de mortes diminuíram por causa da vacina, então é importante todos irem aos pontos divulgados para completarem o ciclo vacinal. Só assim todos estarão protegidos e principalmente as crianças. O inverno chegou e também é importante vacinar contra a gripe. Todas as unidades básicas de saúde do nosso município possuem doses disponíveis para idosos acima de 60 anos e os grupos contemplados”, alertou Kalil.

Leia Também:  Aeroportos passarão a operar com aeronaves de grande

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA