CUIABÁ

Cidades

Kalil Baracat entrega a 90ª unidade da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande

Publicado em

Cidades

O prefeito Kalil Baracat e vice José Hazama, entregaram na manhã desta quinta-feira (12), a nonagésima unidade educacional da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande. A inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI ‘Brígida Maria Costa Marques’, localizada no Residencial Aurília Curvo, faz parte do calendário comemorativo aos 155 anos da cidade.

A escola conta com 10 salas de aula, 1 sala multifuncional, 2 berçários, 1 sala de amamentação, lactário, cozinha, refeitório, banheiros adaptados, rouparia, sala de professores, almoxarifado e depósito. A creche é do tipo 1, orçada em R$ 1.473.989,04 construída com recursos do Governo Federal (FNDE) e recursos próprios do município. 

De acordo com o prefeito Kalil Baracat, o compromisso assumido na campanha está sendo cumprido em todas as áreas, principalmente na Educação municipal com a entrega das obras de reforma e ampliação de escolas e com a inauguração do Cmei Brígida. “Essa grandiosa obra que foi iniciada na gestão de Dona Lucimar, e finalizada em nossa gestão, é fruto da determinação, do trabalho e dedicação de toda nossa equipe para atender nossas crianças de um, dois e três anos, possibilitando que as mães possam trabalhar para garantir a renda da família. Sabemos que muitas mães são o ‘chefe’ da família, sendo elas responsáveis diretas pelo sustento dos filhos. Esse espaço que estamos entregando hoje será a garantia para que essas mães possam deixar seus filhos, com conforto, segurança e muito carinho, pontuou.

Leia Também:  UFMT diz que pico em Cuiabá será na 1ª quinzena de agosto

A diretora da escola, professora Maria Bernarda Bareta, disse que o Centro Municipal de Educação Infantil ‘Brigida Maria Costa Marques’ tem capacidade de atender cerca de 168 crianças de um a três anos e 11 meses, em período integral, sendo duas salas para crianças de um ano, quatro salas para crianças de dois anos e quatro salas para crianças de 3 anos. A escola está equipada com mobiliário completo, materiais e brinquedos pedagógicos e parquinho externo.

O secretário Silvio Fidelis lembrou que somente em 2022 estão sendo investidos mais de R$ 6 milhões em tecnologia, mobiliário e material didático em toda a rede municipal. Silvio destacou que, em parceria com o Governo Federal, Várzea Grande já entregou Centros de Educação Infantil desde a gestão da prefeita Lucimar Campos, e agora entregando o Cmei Brígida. “Nós da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer queremos fazer um compromisso de até o final do ano entregar os outros 10 Cmei’s que estão sendo construídos em Várzea Grande”, anunciou.

Ainda durante a solenidade, o prefeito Kalil Baracat e o secretário Silvio Fidelis assinaram a ordem de serviço para o início das obras de um Centro Esportivo que será construído no bairro.

Leia Também:  SUGESTÃO DE PAUTA: Centro de Iniciação Esportiva "Danilo Nascimento de Souza Campos" será inaugurado nesta sexta

A inauguração do Cmei ‘Brígida Maria Costa Marques’ foi prestigiada pelos vereadores da Câmara Municipal, secretários municipais, autoridades locais, pelo deputado Paulo Araújo (PP) e pelo senador Jayme Campos.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Cidades

Verifique os pontos abertos da semana de 16 a 21 de maio para vacinação contra covid-19 em Várzea Grande

Publicados

em

Por

Nesta semana, de 16 a 21 de maio, a secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande, disponibilizou pontos para vacinação contra a Covid-19 em crianças, adolescentes, adultos além dos idosos. Ao todo são 11 pontos abertos para vacinar adolescentes e adultos situados em Unidades Básicas de Saúde. O ponto do Várzea Grande Shopping continua aberto. A Clínica de Atenção Primária à Saúde do Parque do Lago é o ponto exclusivo desta semana para vacinar crianças de 5 a 11 anos.

Como explica o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, a cada semana o ponto de vacinação para crianças muda, conforme o planejamento realizado pelas equipes técnicas, em contemplar todas as regiões da cidade, levando em consideração densidade populacional e fazer chegar a vacina mais próxima das famílias várzea-grandenses, facilitando para os pais e responsáveis pela criança, em fornecer o serviço nas comunidades.

Pontos abertos de vacinação contra a covid-19 para semana de 16 a 21 de maio: ESF do bairro  Água Vermelha; Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia; Clínica de Atenção Primária à Saúde 24 de Dezembro; UBS Cabo Michel;  Centro de Saúde Aurília Curvo; ESF São Mateus; Clínica de Atenção Primária à Saúde Jardim Glória; Clínica de Atenção Primária Saúde do bairro Cristo Rei; ESF Manaíra, Centro de Saúde Ouro Verde e Clínica de Atenção Primária à Saúde do bairro Marajoara. 

Leia Também:  Em Cuiabá, seleções só deixarão hotel para treino e jogos; testes de Covid-19 serão feitos a cada 48h

A Unidade de Saúde exclusiva para vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, é a situada no bairro Parque do Lago, na Clínica de Atenção Primária à Saúde, e funcionará no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h.

O Ponto fixo no Várzea Grande Shopping – ‘Vacinação Cidadã’- continua funcionando, no horário das 10h às 18h, e a vacinação será aplicada em adultos e adolescentes, além da aplicação da quarta dose para idosos com 70 anos a mais. O ponto funciona no Espaço do Centro Estadual de Cidadania, Piso 1, no Várzea Grande Shopping.

Conforme dados da Vigilância em Saúde de Várzea Grande, o Município aplicou, até a data do dia 10 de maio, o total de 483.239 doses da vacina contra a covid-19. Deste total, 225.062 foram aplicações da primeira dose. Segunda dose 178.262, terceira dose 79.051 e quarta dose 864.

O prefeito, Kalil Baracat, ressalta que é importante todos completarem o ciclo vacinal, conforme as recomendações do Plano Nacional de Vacinação, vez que a transmissão da doença continua em grande escala, porém com índices baixos de ocorrências de mortes pela doença. “As ocorrências de mortes diminuíram por causa da vacina, então é importante todos irem aos pontos divulgados para completarem o ciclo vacinal. Só assim todos estarão protegidos e principalmente as crianças. O inverno chegou e também é importante vacinar contra a gripe. Todas as unidades básicas de saúde do nosso município possuem doses disponíveis para idosos acima de 60 anos e os grupos contemplados”, alertou Kalil.

Leia Também:  UFMT diz que pico em Cuiabá será na 1ª quinzena de agosto

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA