CUIABÁ

Cidades

Prefeitura adquire equipamentos para realização de pré-natal e consultas pediátricas

Publicado em

Cidades

Nos 155 anos de fundação de Várzea Grande, quem também ganha o presente são as futuras mães, filhos e filhas várzea-grandenses. O prefeito, Kalil Baracat, e o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, estão investindo na qualidade da atenção ao pré-natal e à saúde da criança, ao entregarem 125 detectores fetais e 26 balanças pediátricas que estão sendo destinadas às unidades de atenção primária, secundária e terciária do Município.

O prefeito Kalil Baracat explica que os investimentos estão sendo feitos com recursos próprios da prefeitura, frutos dos impostos pagos pelo contribuinte. “O investimento parece pequeno, se olharmos apenas o valor dele – R$100 mil. No entanto, esses equipamentos trarão maior qualidade de atendimento no pré-natal das nossas crianças, melhorando a taxa de natalidade e a saúde das futuras gerações”, pontuou.

Um dos equipamentos adquiridos, o ‘Sonar Cardiofetal’, é utilizado a partir da 12ª semana de gestação e ajudará os enfermeiros na identificação de futuras anomalias ou saber se o bebê está saudável. “Essa é a saúde que avança em Várzea Grande, nosso governo cuida da nossa gente e das futuras gerações”, pontuou o gestor.

O secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, pontuou que na reestruturação e reorganização dos serviços de saúde tem como objetivo o fortalecimento das redes de atenção que são formadas por um sistema complexo de serviços articulados, que vão desde a atenção primária à saúde, até os serviços mais especializados da alta complexidade, com o objetivo de garantir a integralidade do cuidado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia Também:  Inscrições para seminário que vai debater o município como ente federativo se encerram nesta sexta-feira

“Estabelecemos um Protocolo de Atenção Integral à Gestante de Baixo Risco e Puérpera, mediante o atendimento precoce, periódico e contínuo, com os desafios de detectar o mais precocemente possível os fatores de risco gestacionais que possam interferir na adequada evolução da gestação. Assim, a primeira consulta deve ser realizada até a 12ª semana de gestação, garantindo, no mínimo, seis consultas de pré-natal e uma de puerpério. Desta forma, os novos equipamentos vão agilizar o processo de atendimento na nossa rede de atenção”, explicou o secretário.

De acordo com o superintendente de Atenção Primária à Saúde, Geovane Renfro, os equipamentos adquiridos já estão nas 25 Unidades de Atenção Básica, como Programa Saúde da Família (PSF), Unidade Básica de Saúde (UBS), Clínicas de Atenção Básica, Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE-CTA). Também nas unidades de Atenção Secundárias como Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Especialidades Médicas; e Atenção Terciária, como o Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande, Rede Cegonha e Hospital Materno Infantil.

“Dentro da nova estrutura organizacional, as Unidades Básicas estão passando a ofertar mais serviços como a utilização destes equipamentos, agregados a outros, para melhor atender a população em suas necessidades básicas de saúde. A intenção é que as unidades passem a ser mais resolutivas no atendimento. No caso da gestante, poderá fazer um bom pré-natal, com acompanhamento especializado, e ir a uma unidade terciária só para ter o seu bebê”, argumentou Geovane Renfro.

Leia Também:  Secid recebe projeto para obra no Córrego do Barbado

Como explica a técnica em Saúde da Atenção Básica e Permanente, Raquel Gonçalves Sampaio Pícolo, o equipamento possibilita a detecção do coração do feto, bem como sua frequência cardíaca, geralmente a partir da décima segunda semana. Além de proporcionar uma avaliação do ritmo cardíaco do feto, realiza o diagnóstico de gravidez múltipla, morte fetal e localiza a placenta e o cordão umbilical do bebê. Já as balanças fazem parte do acompanhamento, observando o seu estado de saúde da criança”, finalizou ela.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Cidades

Verifique os pontos abertos da semana de 16 a 21 de maio para vacinação contra covid-19 em Várzea Grande

Publicados

em

Por

Nesta semana, de 16 a 21 de maio, a secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande, disponibilizou pontos para vacinação contra a Covid-19 em crianças, adolescentes, adultos além dos idosos. Ao todo são 11 pontos abertos para vacinar adolescentes e adultos situados em Unidades Básicas de Saúde. O ponto do Várzea Grande Shopping continua aberto. A Clínica de Atenção Primária à Saúde do Parque do Lago é o ponto exclusivo desta semana para vacinar crianças de 5 a 11 anos.

Como explica o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, a cada semana o ponto de vacinação para crianças muda, conforme o planejamento realizado pelas equipes técnicas, em contemplar todas as regiões da cidade, levando em consideração densidade populacional e fazer chegar a vacina mais próxima das famílias várzea-grandenses, facilitando para os pais e responsáveis pela criança, em fornecer o serviço nas comunidades.

Pontos abertos de vacinação contra a covid-19 para semana de 16 a 21 de maio: ESF do bairro  Água Vermelha; Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia; Clínica de Atenção Primária à Saúde 24 de Dezembro; UBS Cabo Michel;  Centro de Saúde Aurília Curvo; ESF São Mateus; Clínica de Atenção Primária à Saúde Jardim Glória; Clínica de Atenção Primária Saúde do bairro Cristo Rei; ESF Manaíra, Centro de Saúde Ouro Verde e Clínica de Atenção Primária à Saúde do bairro Marajoara. 

Leia Também:  Inscrições para seminário que vai debater o município como ente federativo se encerram nesta sexta-feira

A Unidade de Saúde exclusiva para vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, é a situada no bairro Parque do Lago, na Clínica de Atenção Primária à Saúde, e funcionará no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h.

O Ponto fixo no Várzea Grande Shopping – ‘Vacinação Cidadã’- continua funcionando, no horário das 10h às 18h, e a vacinação será aplicada em adultos e adolescentes, além da aplicação da quarta dose para idosos com 70 anos a mais. O ponto funciona no Espaço do Centro Estadual de Cidadania, Piso 1, no Várzea Grande Shopping.

Conforme dados da Vigilância em Saúde de Várzea Grande, o Município aplicou, até a data do dia 10 de maio, o total de 483.239 doses da vacina contra a covid-19. Deste total, 225.062 foram aplicações da primeira dose. Segunda dose 178.262, terceira dose 79.051 e quarta dose 864.

O prefeito, Kalil Baracat, ressalta que é importante todos completarem o ciclo vacinal, conforme as recomendações do Plano Nacional de Vacinação, vez que a transmissão da doença continua em grande escala, porém com índices baixos de ocorrências de mortes pela doença. “As ocorrências de mortes diminuíram por causa da vacina, então é importante todos irem aos pontos divulgados para completarem o ciclo vacinal. Só assim todos estarão protegidos e principalmente as crianças. O inverno chegou e também é importante vacinar contra a gripe. Todas as unidades básicas de saúde do nosso município possuem doses disponíveis para idosos acima de 60 anos e os grupos contemplados”, alertou Kalil.

Leia Também:  Arrecadação do ICMS em outubro inicia com queda de 59%

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA