CUIABÁ

Cidades

Prefeitura, Governo e Assembleia entregam 1.054 títulos de propriedade e anunciam mais R$ 17 milhões para regularização fundiária

Publicado em

Cidades

Um convênio assinado na noite de segunda-feira (09) vai garantir a regularização de 15 mil imóveis na cidade de Várzea Grande. O documento foi assinado pelo prefeito Kalil Baracat, pelo governador do Estado, Mauro Mendes, e pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho, durante a entrega de 1.054 títulos definitivos de propriedade realizada no Ginásio de Esportes do Fiotão.  

O acordo destina R$ 17,85 milhões para as ações de regularização fundiária e emissão de escrituras de imóveis na cidade, recursos devolvidos pela Assembleia Legislativa ao Governo Estadual. A ação integra a programação de aniversário de 155 anos de Várzea Grande. A entrega dos títulos beneficia moradores de 15 bairros, sendo 904 entregues pelo Governo do Estado através do Intermat e 150 títulos regularizados e entregues pela Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação.

“Quero agradecer o governador e sua equipe pela realização de um sonho. Onde nossos moradores estão recebendo títulos definitivos registrados em cartório, tendo uma frente de trabalho pelo Intermat e outra pela Prefeitura de Várzea Grande. E, hoje o governador Mauro Mendes e o deputado Botelho assinaram conosco novo convênio para que façamos mais de 15 mil títulos para os nossos munícipes. É um grande avanço pois esse documento traz dignidade e cidadania para as pessoas”, afirmou o prefeito Kalil Baracat.

O Chefe do Executivo Municipal também agradeceu aos senadores Jayme Campos e Wellington Fagundes por sempre aportarem recursos para o município e destacou que, no próximo 16 de maio, se encontrará novamente com Mauro Mendes para lançar um novo pacote de obras.  “Eu como prefeito só tenho a agradecer os parceiros. Parabéns a cada morador que está sendo agraciado hoje”, disse Kalil Baracat.

Leia Também:  Cem moradores de rua são resgatados e levados para hotel alugado durante pandemia em Cuiabá

O governador Mauro Mendes ressaltou que o Estado não está entregando títulos apenas, mas sim escrituras. “Esse é o maior programa de regularização fundiária de Mato Grosso. São escrituras, é segurança na vida de vocês, um patrimônio legalizado. Uma alegria para vocês que recebem e para nós que entregamos. Desejo que represente uma conquista na vida de vocês”, pontuou.

Mauro Mendes também anunciou que trará mais recursos para asfalto novo na cidade, a construção de uma nova avenida que ligará a região do Engordador até à pista dupla da Leôncio Ponce, na região Central da cidade. “Até o final deste mês de maio, aniversário de Várzea Grande, entregaremos para o prefeito Kalil Baracat, lâmpadas de led para que todos os bairros, todas as ruas fiquem bem iluminadas. Não pode ficar nenhuma rua sequer, nenhuma casa sem ter em sua porta uma lâmpada de led iluminando e dando segurança. Várzea Grande será 100% iluminada em led”, anunciou.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, a entrega dos títulos definitivos é um momento histórico para Várzea Grande. “É um momento histórico, pois além das escrituras que essas pessoas aguardaram anos para tê-las, estamos resolvendo outros problemas como da água e do trânsito, levando asfalto e construindo novas avenidas e trincheiras para a cidade. Não é só um pacote de obras, são verdadeiros presentes para a população e que vão mudar a cara de Várzea Grande”.

O senador Jayme Campos ressaltou que a ação é uma política pública de valorização do cidadão, fruto de parceria entre governo de Mato Grosso e Prefeitura. “Também estou muito feliz, pois parte dessa documentação se refere a conjuntos habitacionais, como o 24 de Dezembro, que eu construí quando governador de Mato Grosso”, lembrou.

Leia Também:  CNM solicita prorrogação do prazo para transmissão de dados de 2021 no Siope

Já o senador Wellington Fagundes lembrou que do subsídio do Governo Federal, em parceria com o Governo Estadual e a Prefeitura, para realização desta ação. “Isso traz mais tranquilidade para a família, para as pessoas que estão aí esperando há 20, 30 anos, o pai e a mãe que querem deixar a sua vida documentada, regularizada, para sua família”, destacou o senador Wellington Fagundes.

OS BENEFICIADOS Para Claudia Josefa, de 63 anos, moradora do bairro 07 de Maio, receber a documentação da sua casa foi a melhor coisa que aconteceu na sua vida. “Eu já tinha tentado regularizar, mas é muito caro. É uma maravilha, a melhor coisa que podia ter acontecido no fim da minha vida. Só tenho a agradecer”, declarou.

Vanderly Marques da Silva Maciel, 42 anos, bairro 24 de Dezembro, disse que receber a documentação do seu imóvel “é uma benção”, pois a muitos anos tentava adquirir a escritura. “Para honra e glória do Senhor hoje está em minhas mãos”, agradeceu.

“Foi uma surpresa ter recebido hoje, eu não estava acreditando pois já tinham prometido antes e ninguém tinha cumprido. É maravilhoso estar com o título em mãos é muito gratificante”, disse Andriely dos Santos, moradora do bairro 07 de Maio.

Os bairros contemplados nesta entrega foram: Asa Branca, Asa Bela, Cabo Michel, Cristo Rei, Dom Bosco, Dom Orlando Chaves, Jardim Primavera, Jayme Campos, Nossa Senhora da Guia, Santa Izabel, 07 de Maio, Tarumã, 24 de Dezembro, São Simão e Novo Mato Grosso.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Cidades

Verifique os pontos abertos da semana de 16 a 21 de maio para vacinação contra covid-19 em Várzea Grande

Publicados

em

Por

Nesta semana, de 16 a 21 de maio, a secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande, disponibilizou pontos para vacinação contra a Covid-19 em crianças, adolescentes, adultos além dos idosos. Ao todo são 11 pontos abertos para vacinar adolescentes e adultos situados em Unidades Básicas de Saúde. O ponto do Várzea Grande Shopping continua aberto. A Clínica de Atenção Primária à Saúde do Parque do Lago é o ponto exclusivo desta semana para vacinar crianças de 5 a 11 anos.

Como explica o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, a cada semana o ponto de vacinação para crianças muda, conforme o planejamento realizado pelas equipes técnicas, em contemplar todas as regiões da cidade, levando em consideração densidade populacional e fazer chegar a vacina mais próxima das famílias várzea-grandenses, facilitando para os pais e responsáveis pela criança, em fornecer o serviço nas comunidades.

Pontos abertos de vacinação contra a covid-19 para semana de 16 a 21 de maio: ESF do bairro  Água Vermelha; Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia; Clínica de Atenção Primária à Saúde 24 de Dezembro; UBS Cabo Michel;  Centro de Saúde Aurília Curvo; ESF São Mateus; Clínica de Atenção Primária à Saúde Jardim Glória; Clínica de Atenção Primária Saúde do bairro Cristo Rei; ESF Manaíra, Centro de Saúde Ouro Verde e Clínica de Atenção Primária à Saúde do bairro Marajoara. 

Leia Também:  AMM e Governo entram em acordo e municípios receberão Fethab direto em conta

A Unidade de Saúde exclusiva para vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, é a situada no bairro Parque do Lago, na Clínica de Atenção Primária à Saúde, e funcionará no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h.

O Ponto fixo no Várzea Grande Shopping – ‘Vacinação Cidadã’- continua funcionando, no horário das 10h às 18h, e a vacinação será aplicada em adultos e adolescentes, além da aplicação da quarta dose para idosos com 70 anos a mais. O ponto funciona no Espaço do Centro Estadual de Cidadania, Piso 1, no Várzea Grande Shopping.

Conforme dados da Vigilância em Saúde de Várzea Grande, o Município aplicou, até a data do dia 10 de maio, o total de 483.239 doses da vacina contra a covid-19. Deste total, 225.062 foram aplicações da primeira dose. Segunda dose 178.262, terceira dose 79.051 e quarta dose 864.

O prefeito, Kalil Baracat, ressalta que é importante todos completarem o ciclo vacinal, conforme as recomendações do Plano Nacional de Vacinação, vez que a transmissão da doença continua em grande escala, porém com índices baixos de ocorrências de mortes pela doença. “As ocorrências de mortes diminuíram por causa da vacina, então é importante todos irem aos pontos divulgados para completarem o ciclo vacinal. Só assim todos estarão protegidos e principalmente as crianças. O inverno chegou e também é importante vacinar contra a gripe. Todas as unidades básicas de saúde do nosso município possuem doses disponíveis para idosos acima de 60 anos e os grupos contemplados”, alertou Kalil.

Leia Também:  Brasília implementa ciclofaixas do lazer nos fins de semana e feriados

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA