CUIABÁ

Cidades

Programa de Carlinhos Brown se junta às ações de Educação Ambiental desenvolvidas pela Rede Municipal

Publicado em

Cidades

Nesta terça-feira (10), o músico e compositor Carlinhos Brown, juntamente com o vice-prefeito José Hazama e com o secretário Silvio Fidelis, participou de uma apresentação de alunos e do plantio de várias mudas de árvores nativas na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Profª Eliza Maria da Silva’, localizada no bairro Cabo Michel. A ação faz parte da agenda de Educação Ambiental da escola.

O ‘Programa Pertencimento Ambiental para a Educação Infantil’, idealizado por Carlinhos Brown, foi lançado oficialmente pelo prefeito Kalil Baracat na segunda-feira (09), e fará parte do leque de ações desenvolvidas pela Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer junto às escolas da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande.

De acordo com a diretora EMEB, professora Ângela Maria Santana, antes do Programa ser lançado oficialmente, os alunos da escola já estavam trabalhando o conteúdo em sala de aula. “O número musical que foi apresentado pelos alunos do Quarto e Quinto ano C se chama Sabores e Saberes, que foi extraído dos livros do Programa que trata sobre a alimentação saudável”, explicou.

Leia Também:  STF decide que recursos do Fundeb não podem ser utilizados no combate à Covid-1

A diretora disse também que o material do ‘Programa Pertencimento Ambiental’ chama muita a atenção das crianças por ser muito ilustrado, colorido, com vários personagens curiosos e divertidos, muitas máscaras para a interação e vários jogos e atividades lúdicas.

Após a apresentação dos alunos que emocionou a autora dos livros, Priscila Dessimoni Morhy, Carlinhos Brown participou juntamente com os alunos do plantio na escola de diversas mudas de árvores nativas, entre elas o caju e o ipê amarelo.

De acordo com o prefeito, Kalil Baracat, o ‘Programa Pertencimento Ambiental da Educação Infantil’ vem para somar aos outros projetos de sustentabilidade que são desenvolvidos pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. “Os esforços para a conscientização da importância do meio ambiente irá potencializar as ações de educação ambiental junto aos alunos da educação infantil, com reflexos no Ensino Fundamental”, pontuou. 

Silvio Fidelis destacou os projetos na área de educação ambiental historicamente desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino Várzea Grande, como o Plantar e Cuidar; Educação Ambiental Transformadora – Política 5Rs; a Agenda Ambiental na administração pública A3P; o Programa Local de Entrega Voluntária de Óleo de cozinha usado L.E.V.O; o Projeto Plantar e Aprender Hábitos Saudáveis (Horta Pedagógica); o Programa de Reciclagem nas Escolas e os concursos do Selo de Empresa Amiga do Meio Ambiente e o concurso de redação sobre a utilização consciente da Água, realizada todos os anos em parceria com o Departamento de Água e Esgoto – DAE de Várzea Grande.

Leia Também:  Projeto em Cuiabá tem 903 exclusões e terá novo sorteio

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Cidades

Verifique os pontos abertos da semana de 16 a 21 de maio para vacinação contra covid-19 em Várzea Grande

Publicados

em

Por

Nesta semana, de 16 a 21 de maio, a secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande, disponibilizou pontos para vacinação contra a Covid-19 em crianças, adolescentes, adultos além dos idosos. Ao todo são 11 pontos abertos para vacinar adolescentes e adultos situados em Unidades Básicas de Saúde. O ponto do Várzea Grande Shopping continua aberto. A Clínica de Atenção Primária à Saúde do Parque do Lago é o ponto exclusivo desta semana para vacinar crianças de 5 a 11 anos.

Como explica o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, a cada semana o ponto de vacinação para crianças muda, conforme o planejamento realizado pelas equipes técnicas, em contemplar todas as regiões da cidade, levando em consideração densidade populacional e fazer chegar a vacina mais próxima das famílias várzea-grandenses, facilitando para os pais e responsáveis pela criança, em fornecer o serviço nas comunidades.

Pontos abertos de vacinação contra a covid-19 para semana de 16 a 21 de maio: ESF do bairro  Água Vermelha; Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia; Clínica de Atenção Primária à Saúde 24 de Dezembro; UBS Cabo Michel;  Centro de Saúde Aurília Curvo; ESF São Mateus; Clínica de Atenção Primária à Saúde Jardim Glória; Clínica de Atenção Primária Saúde do bairro Cristo Rei; ESF Manaíra, Centro de Saúde Ouro Verde e Clínica de Atenção Primária à Saúde do bairro Marajoara. 

Leia Também:  Câmara de Várzea Grande suspende atividades após 4 vereadores serem diagnosticados com Covid

A Unidade de Saúde exclusiva para vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, é a situada no bairro Parque do Lago, na Clínica de Atenção Primária à Saúde, e funcionará no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h.

O Ponto fixo no Várzea Grande Shopping – ‘Vacinação Cidadã’- continua funcionando, no horário das 10h às 18h, e a vacinação será aplicada em adultos e adolescentes, além da aplicação da quarta dose para idosos com 70 anos a mais. O ponto funciona no Espaço do Centro Estadual de Cidadania, Piso 1, no Várzea Grande Shopping.

Conforme dados da Vigilância em Saúde de Várzea Grande, o Município aplicou, até a data do dia 10 de maio, o total de 483.239 doses da vacina contra a covid-19. Deste total, 225.062 foram aplicações da primeira dose. Segunda dose 178.262, terceira dose 79.051 e quarta dose 864.

O prefeito, Kalil Baracat, ressalta que é importante todos completarem o ciclo vacinal, conforme as recomendações do Plano Nacional de Vacinação, vez que a transmissão da doença continua em grande escala, porém com índices baixos de ocorrências de mortes pela doença. “As ocorrências de mortes diminuíram por causa da vacina, então é importante todos irem aos pontos divulgados para completarem o ciclo vacinal. Só assim todos estarão protegidos e principalmente as crianças. O inverno chegou e também é importante vacinar contra a gripe. Todas as unidades básicas de saúde do nosso município possuem doses disponíveis para idosos acima de 60 anos e os grupos contemplados”, alertou Kalil.

Leia Também:  Cuiabá entrega reforma de praça

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA