CUIABÁ

Cidades

Sarau do Instituto Histórico promove a cena cultural em homenagem aos 155 anos de Várzea Grande

Publicado em

Cidades

O Instituto Histórico e Geográfico de Várzea Grande, em parceria com a Superintendência de Cultura da Secretaria de Educação, promoveu na noite do último sábado (07) um Sarau que movimentou a cena cultural do município. A ação contou com a participação de artistas para comemorar o aniversário de 155 anos de Várzea Grande.

A noite com temperatura agradável e céu estrelado completou o palco, montado na praça Sarita Baracat (antiga praça Aquidaban), que reuniu artistas, poetas, crianças, jovens, adultos e famílias para assistir e aplaudir as apresentações.

De acordo com o superintendente de Cultura, Joilson Marcos da Silva, o Sarau foi aberto com a apresentação do Hino de Várzea Grande, executado pela Banda Municipal, sob a regência do maestro Ueliton Santos. Ainda na abertura do evento, a banda apresentou outras músicas que agradaram a plateia.

Em seguida, a apresentação foi da Orquestra de Violino dos alunos da Escola Estadual José Leite de Moraes, sob a regência do professor Odenil Seba, que evidenciou a técnica e o envolvimento dos estudantes que participam do projeto Educarte que teve início em 2002 e já atendeu mais de mil estudantes.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá lança campanha “Volte às aulas com segurança: Respeite as leis de trânsito”

O Sarau prosseguiu com a apresentação do artista Rodrigo Mendes, que fez um relato sobre seu avô, o ilustre várzea-grandense Pedro Gomes, que desenvolveu um instrumento musical denominado Violino de Fone. Após a demonstração da sonoridade do instrumento, o artista fez sua apresentação autoral.

A noite festiva contou ainda com a participação cultural e musical com as artistas Cleude Miranda, Lalaca e Verone. O Sarau seguiu noite adentro com as apresentações da Banda Municipal que brindaram o público com clássicos da MPB e diversos estilos musicais e ritmos regionais.

Para o superintendente Joilson Marcos, o Sarau da Cultura pode fazer parte do calendário cultural de Várzea Grande durante todo o ano. A iniciativa visa o resgate cultural e do resgate dos valores tradicionais que a gestão Kalil Baracat está promovendo. 

“A prefeitura de Várzea Grande vem desenvolvendo várias ações no sentido de resgatar as tradições e valorizar as manifestações artísticas e culturais de nossa gente. Estamos desde o início da gestão promovendo encontros culturais, feiras de artesanato, cursos de capacitação, conferências, roda de conversa, exposições temáticas e fomentando o trabalho de artistas locais. Com uma tradição cultural e folclórica tão rica, nosso desafio para divulgar todos esses valores e essas ações é muito grande”, destacou o prefeito, Kalil Baracat.

Leia Também:  Proposta altera piso salarial de professores a pedido de prefeitos

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Cidades

Verifique os pontos abertos da semana de 16 a 21 de maio para vacinação contra covid-19 em Várzea Grande

Publicados

em

Por

Nesta semana, de 16 a 21 de maio, a secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande, disponibilizou pontos para vacinação contra a Covid-19 em crianças, adolescentes, adultos além dos idosos. Ao todo são 11 pontos abertos para vacinar adolescentes e adultos situados em Unidades Básicas de Saúde. O ponto do Várzea Grande Shopping continua aberto. A Clínica de Atenção Primária à Saúde do Parque do Lago é o ponto exclusivo desta semana para vacinar crianças de 5 a 11 anos.

Como explica o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, a cada semana o ponto de vacinação para crianças muda, conforme o planejamento realizado pelas equipes técnicas, em contemplar todas as regiões da cidade, levando em consideração densidade populacional e fazer chegar a vacina mais próxima das famílias várzea-grandenses, facilitando para os pais e responsáveis pela criança, em fornecer o serviço nas comunidades.

Pontos abertos de vacinação contra a covid-19 para semana de 16 a 21 de maio: ESF do bairro  Água Vermelha; Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia; Clínica de Atenção Primária à Saúde 24 de Dezembro; UBS Cabo Michel;  Centro de Saúde Aurília Curvo; ESF São Mateus; Clínica de Atenção Primária à Saúde Jardim Glória; Clínica de Atenção Primária Saúde do bairro Cristo Rei; ESF Manaíra, Centro de Saúde Ouro Verde e Clínica de Atenção Primária à Saúde do bairro Marajoara. 

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá lança campanha “Volte às aulas com segurança: Respeite as leis de trânsito”

A Unidade de Saúde exclusiva para vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, é a situada no bairro Parque do Lago, na Clínica de Atenção Primária à Saúde, e funcionará no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h.

O Ponto fixo no Várzea Grande Shopping – ‘Vacinação Cidadã’- continua funcionando, no horário das 10h às 18h, e a vacinação será aplicada em adultos e adolescentes, além da aplicação da quarta dose para idosos com 70 anos a mais. O ponto funciona no Espaço do Centro Estadual de Cidadania, Piso 1, no Várzea Grande Shopping.

Conforme dados da Vigilância em Saúde de Várzea Grande, o Município aplicou, até a data do dia 10 de maio, o total de 483.239 doses da vacina contra a covid-19. Deste total, 225.062 foram aplicações da primeira dose. Segunda dose 178.262, terceira dose 79.051 e quarta dose 864.

O prefeito, Kalil Baracat, ressalta que é importante todos completarem o ciclo vacinal, conforme as recomendações do Plano Nacional de Vacinação, vez que a transmissão da doença continua em grande escala, porém com índices baixos de ocorrências de mortes pela doença. “As ocorrências de mortes diminuíram por causa da vacina, então é importante todos irem aos pontos divulgados para completarem o ciclo vacinal. Só assim todos estarão protegidos e principalmente as crianças. O inverno chegou e também é importante vacinar contra a gripe. Todas as unidades básicas de saúde do nosso município possuem doses disponíveis para idosos acima de 60 anos e os grupos contemplados”, alertou Kalil.

Leia Também:  Movimento de oposição lança candidatos a reitor e a diretor de 13 campi do IFMT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA