CUIABÁ

Cuiabá

Semana Pedagógica da Escola Cuiabana registra mais de 11 mil visualizações durante abertura nesta terça-feira ( 25)

Publicado em

Cuiabá


Jorge Pinho canal 1

Clique para ampliar

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, abriu na manhã desta terça-feira (25),  a edição 2022 da Semana Pedagógica da Escola Cuiabana falando sobre os desafios da Educação neste momento pandêmico e as ações da gestão Emanuel Pinheiro para a pasta. Durante a abertura do evento, os canais da Escola Cuiabana registraram 11.360 visualizações. A Semana Pedagógica 2022 está sendo transmitido, online, pelos canais 1 e 2, da Escola Cuiabana, no YouTube. 

O evento formativo, uma ação da Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Educação, terá ao longo dos próximos dias, até o dia 4/02, quando acontece a Aula Inaugural, palestras, oficinas e conferências, com o objetivo de subsidiar os mais de 8 mil profissionais da Educação do Município no seu trabalho educativo e na realização do planejamento escolar referente ao Ano Letivo.

Na abertura, no canal 1, a secretária Municipal de Educação Edilene Machado deu as boas-vindas aos participantes e agradeceu a dedicação e empenho dos profissionais da Educação. “A Educação de Cuiabá é referência em todo o Brasil em razão do trabalho realizado pelos profissionais. Continuamos a enfrentar os desafios impostos pela pandemia e, estamos superando esse momento de pandemia com excelência impulsionados pelos investimentos realizados pela gestão Emanuel Pinheiro”, salientou a gestora.

Edilene Machado disse que em 2022 o foco da Educação do Município será a  busca ativa dos estudantes e as ações visando a recuperação das habilidades não adquiridas durante quase dois anos de pandemia. A secretária Municipal falou sobre os programas implementados na rede, entre eles o de Alfabetização Cuiabano (ProAC) e o Programa de Melhoria da Proficiência (Promp) e lembrou aos pais que os Kits de Material Escolar serão entregues para os 54 mil estudantes da rede, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, na primeira semana de aula. A gestora disse ainda que as entregas iniciadas em 2021, dos notebooks e mesas tabletes para os professores, os Técnicos em Desenvolvimento Infantil terão continuidade e anunciou uma novidade direcionada aos estudantes, os Laboratórios Móveis que darão suporte as atividades em sala de aula.

Representando a Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Lilo Pinheiro falou sobre a parceria do legislativo com a Prefeitura de Cuiabá e a iniciativa privada, que viabilizaram a entrega, no ano passado, das obras de reforma do Centro de Atendimento ao Autista, localizado no antiga Escola do Moinho, no bairro Santa Cruz II (Regional Sul) , da Capital. “Queremos anunciar, também como resultado dessa parceria, a disponibilização de uma plataforma voltada aos profissionais da Educação e pais de alunos, com um Curso de Qualificação para o trato das crianças com autismo. São 10 mil vagas e o curso tem duração de seis meses, com carga horária de 120h, totalmente gratuito para os servidores da Educação. Estamos a disposição para somar com a Prefeitura de Cuiabá e a Secretaria de Educação implementando políticas públicas de resultado e o oferecimento de um serviço público de qualidade, trazendo bem estar a população”, disse o vereador Lilo Pinheiro,

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá fortalece atendimento diferenciado à população imigrante

No canal 2, a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar abriu a jornada de palestras saudando os profissionais e falou sobre as expectativas do Município em relação ao início do Ano Letivo 2022. “A Semana Pedagógica foi preparada com muito carinho e responsabilidade para os nossos mais de 8 mil profissionais da educação. Durante essa jornada estaremos debatendo temas importantes e, a nossa expectativa é de que no próximo dia 7 de fevereiro possamos receber nossos mais de 54 mil estudantes de forma segura e que possamos cumprir a nossa missão, que é de levar aos estudantes o ensino e a aprendizagem”, disse a secretária adjunta Débora Marques Vilar.

Participaram da abertura da Semana Pedagógica da Escola Cuiabana, a diretora de Gestão Educacional, Mabel Strobel e a coordenadora técnica de Ensino, Zileide Lucinda dos Santos.

Programação

Após a abertura oficial, no canal 1, foi realizada a palestra, ‘Educação Inclusiva: a Importância da Estimulação Essencial e o papel do educador na 1ª Infância, com a Prof.ª Fabiana Leme, especialista em Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com deficiência e/ou Transtornos na Rede Pública de Ensino.

No canal 2 aconteceu a palestra, ‘Saúde e biossegurança: utilização de EPIs e outros equipamentos de trabalho nas unidades educacionais’, com a especialista Rafaela Reis Regis Fonseca e, seguida da palestra, Dialogando com Técnicos de Nutrição Escolar, com a especialista Camila Viana Fraiberg.

Leia Também:  Prefeito se reúne com empresários, apresenta o Contorno Leste e debate ações para fomentar a economia da região

No período da tarde, no canal 1, será realizada a Oficina Pedagógica, ‘O processo de ensino aprendizagem de Arte: desafios e possibilidades com o Prof. Esp. Vinicius Cruz, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Logo após acontecerá a palestra Sala de Apoio à Aprendizagem e Desenvolvimento com o Prof. Especialista Marco Antonio Braga.

No canal 2, a palestra será sobre o tema ‘Educação Infantil em foco: possibilidades pedagógicas e desafios para a 2ª Infância, com o Profª. Drª. Cristiannny Portela a partir das 14:10h.

SERVIÇO:

Semana Pedagógica da Escola Cuiabá – 2022

Data: 25/01 a 04/02 – Aula Inaugural

Local: Transmissão online pelos Canais da Escola Cuiabana no YouTube

PROGRAMAÇÃO

Vespertino

DATA 25/01

CANAL 1

14:00 h – Interação – Prof. Esp. Edmilson Marques de Moraes

14:05 h – Abertura

Secretária de Educação – Prof.ª Esp. Edilene de Souza Machado

Diretora de Gestão Educacional – Prof.ª Ma. Mabel Strobel

Intérpretes: Ana Paula Campos e Angélica Resende

14:10h às 15:30h – Oficina Pedagógica – O processo de ensino aprendizagem de Arte: desafios e possibilidades

Palestrante: Prof. Esp. Vinicius Cruz (UFMT)

Mediação: William Ortega

Intérpretes: Ana Paula Campos e Angélica Resende

15:25 h – Perguntas/Dúvidas do Chat – William Ortega

15:30 h – Encerramento – Prof. Esp. Edmilson Marques de Moraes

15:50 h às 17:30 h – Palestra – Sala de Apoio à Aprendizagem e Desenvolvimento

Palestrante: Prof. Esp. Marco Antônio Braga (SME)

Mediação: Edmilson Marques de Moraes

Intérpretes: Ana Paula Campos e Angélica Resende

17:25 h – Perguntas/Dúvidas do Chat

17:30 h – Encerramento – Prof. Esp. Edmilson Marques de Moraes

VESPERTINO

CANAL 2

14:00 h – Interação – Dicélia Faustina Corrêa

14:05 h – Abertura

Secretária Adjunta de Educação: Prof.ª Esp. Debora Marques

Coordenadora Técnica de Ensino – Prof.ª Ma. Zileide Lucinda dos Santos

Intérpretes: Dalva Santana e Letícia Cortes                       

14h 00 às 15:30h – Palestra – Educação Infantil em foco: possibilidades pedagógicas e desafios para a 2ª Infância

Palestrante: Prof.ª Dr. ª Cristianny Portela

Mediação: Uilmara Castañon

Intérpretes: Dalva Santana e Letícia Cortes

15:25 h – Perguntas – Uilmara Castañon

15:30 h – Interatividade/Encerramento – Dicélia Faustina Corrêa

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Cuiabá

Estudantes da rede pública municipal de ensino, atendidas pelo projeto Enxergar é Humanizar, recebem óculos

Publicados

em

Por

Estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Deputado Ulisses Silveira Guimarães, localizada no bairro Ouro Fino, Regional Norte, atendidos pelo Projeto Enxergar é Humanizar, receberam nesta segunda-feira (13), os seus óculos. Idealizado pela primeira dama Márcia Pinheiro em 2019 e, após ter sido suspenso em 2020 e 2021, em decorrência da pandemia, o projeto foi retomado este ano, visando atender os estudantes das series iniciais.

Na última sexta-feira (13), durante um encontro com diretores das unidades educacionais, o prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira dama Márcia Pinheiro, fizeram as primeiras entregas do Enxergar é Humanizar 2022. “Muitos estudantes têm dificuldade de aprender porque dependem de óculos. Muitos pais não sabem ou não tem oportunidade, nem recursos para buscar esse atendimento. Este ano serão pretendemos entregar mil óculos este ano, mas iremos entregar o quanto precisar para atender os estudantes. Esse é um investimento na humanização, na melhoria de vida das crianças e na educação”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Leia Também:  Segundo dia do Festival da Pamonha atrai visitantes de outros estados e anima comerciantes

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado explicou que o projeto é um dos pilares das ações estratégicas da política Educacional do município de Cuiabá sendo suporte às ações do Programa de Alfabetização Cuiabana (ProAC). Em 2019 o projeto atendeu os estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Retomado em abril desde ano, com um novo formato, passou a atender estudantes do 1º ao 6º Ano.

“O objetivo é avaliar e monitorar as aprendizagens das crianças. Os professores fazem o primeiro monitoramento, e os estudantes que apresentam déficit de aprendizagem relacionado à baixa visão são encaminhados para a realização de exames de optometria. Esse exame identifica as falhas de refraçãoe aponta a possibilidade de correção da miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Se necessário, as crianças são encaminhadas para exame com oftalmologista. O projeto é focado na preservação da qualidade de vida dos estudantes e na garantia de uma educação humanizada e inclusiva”, explicou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

Leia Também:  Cuiabá 303 anos: Jogos da Copa Cuiabá serão realizados até o próximo domingo (10)

Os exames de optometria são realizados nas unidades educacionais, no contra turno das aulas, e os estudantes, com o auxílio dos profissionais e dos pais, escolhem as armações.

Na EMEB Deputado Ulisses Silveira Guimarães 30 estudantes passaram por exames de optometria, desse total, 20 receberam óculos.

Na EMEB Antônia Tita Maciel de Campos, localizada no bairro Jardim Florianópolis,  dos 56 estudantes que fizeram exames 47 vão receber os óculos nesta terça-feira (17).

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA