CUIABÁ

Mulher

Chá detox pós-feriadão funciona? Desvende mitos e verdades sobre a bebida

Publicado em

Mulher


source
Chá detox pós-feriadão funciona? Desvende mitos e verdades sobre a bebida
Reprodução: Alto Astral

Chá detox pós-feriadão funciona? Desvende mitos e verdades sobre a bebida

É comum, após dias de descanso com direito à comilança, buscar um chazinho à base de alguma planta tida como milagrosa para aliviar o peso – no estômago e na consciência. São considerados chás detox, em geral, aqueles que têm função diurética como hibisco, dente-de-leão, cavalinha, salsinha e funcho. E, ainda, aqueles com propriedades digestivas como hortelã, alcachofra e macela. Mas será que uma ou duas xícaras da bebida pode, de fato, limpar o organismo e até reverter os resultados do pé na jaca no feriadão? Alto Astral consultou especialistas para tirar essa e outras dúvidas sobre o chá detox. Veja o que é mito e o que é verdade no assunto:

Chá detox provoca o efeito milagroso de “limpar” o organismo Mito. De acordo com Natalia Barros, nutricionista especialista em saúde feminina, nenhum chá isoladamente terá a função “detox” no organismo, uma vez que, o processo de detoxificação natural é realizado pelo próprio fígado. “Em relação ao sentimento de culpa, a ingestão do chá não trará efeitos significativos, apenas um sentimento de compensação desnecessário”, esclarece Natalia.

Leia Também:  Luisa Mell desabafa e fala sobre ataques e relacionamento abusivo

Em jejum, a bebida ajuda a emagrecer

Mito. De acordo com Marcella Garcez, nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), desintoxicar é a mesma coisa que eliminar toxinas pelas vias naturais de excreção. “O organismo tem mecanismos de ação por meio de enzimas antioxidantes eficientes para essa função. Porém em determinadas situações sob orientação médica, alimentos funcionais como chás e infusões e suplementos com compostos bioativos antioxidantes podem ser indicados”.

Versões industrializadas também têm benefícios

Verdade. Segundo as especialistas, há opções tão boas quanto as naturais, extraídas das folhas. Elas recomendam, entretanto, escolher os que contêm menos adição de açúcar, conservantes e aromatizantes. Os mais saudáveis são os que têm as plantas rasuradas (cortes em pequenos pedaços), liofilizados (desidratados) ou os em pó próprios para diluição na água. Chás detox ajudam a emagrecer

Leia Também

Mito. É importante destacar que perder peso corporal pode ser decorrente da eliminação de água, gordura ou massa magra. O consumo de um chá, de forma imediata, pode apenas mobilizar líquidos e aumentar a eliminação de água, que é uma perda de peso transitória. Os mais potentes em propriedades diuréticas são o de hibisco, o de boldo e o chá verde.

Leia Também:  Karol Conká volta ao estilo "mamacita" em seu novo single

Efeito extra: melhora da pele. Confere?

Verdade. Segundo Marcella, alguns chás podem aumentar a proteção da pele contra os danos causados pela radiação solar. “Chás ricos em polifenóis, como as catequinas do chá verde, as antocianinas das frutas vermelhas e os carotenóides da laranja e da cúrcuma, consumidos em período de pré-exposição, possuem efeitos antioxidantes e aumentam a resistência da pele aos danos causados pela radiação ultravioleta”, explica. Fontes: Marcella Garcez, nutróloga, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e docente do Curso Nacional de Nutrologia na mesma entidade, e Natalia Barros, nutricionista especialista em saúde feminina, mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Mulher

Thylane Blondeau, “a garota mais bonita do mundo”, passa por drama de saúde

Publicados

em

Por


source
 thylaneblondeau
Reprodução/Instagram

thylaneblondeau



O rosto da francesa Thylane Blondeau (20) ficou conhecido no mundo inteiro quando ela tinha apenas seis anos de idade. Ela foi eleita “a garota mais bonita do mundo” pela revista TC Candler, despertando o interesse de grandes marcas – o que ampliou o alcance da garota em diversos países. Em 2020, Thylane passou por problemas de saúde por não receber um diagnóstico adequado, levando um cisto ovariano explodir em seu estômago


A modelo publicou uma extensa mensagem em seu perfil do Instagram, revelando que passoi por múltiplas operações para retirar cistos no ovário.

Leia Também

“Não tinha certeza sobre postar isso, mas aqui estamos. Um ano atrás, fiz uma operação de emergência para um cisto ovariano que explodiu no meu estômago. 3 meses depois, minha barriga começou a doer de novo e no começo todos (e eu também) pensaram que era por causa da operação. este ano eu vi três ginecologistas diferentes, já vi mais de 4 centros de radiologia em Paris e todos eles disseram a mesma coisa, ‘não se preocupe, você não tem nada, é tudo na sua cabeça'”, relatou.

Leia Também:  "Pessoas gordas são minorias e estereotipadas na televisão", dizem influencers

Leia Também


“4 dias atrás fui para as emergências porque minha barriga estava doendo tanto que eu não aguentava mais e disseram que estava tudo bem e que eu estava com um lil kyste e terei que fazer um check-up em 2-3 meses . No dia seguinte eu tive essa consulta com um médico incrível (O. Kadoch) que viu diretamente que eu tinha uma ciste de 5,6 cm que estava tocando meu ovário”, desabou.

Com o diagnótico certo, a modelo fez uma operação de emergência e finalmente está se sentindo melhor.  “Com essa experiência, aprendi que, quando seu corpo dói, não deixe escapar e cuide dele, você deve consultar vários médicos até que alguns deles encontrem o problema e o cure. Qualquer dor, mesmo os mais pequenos, pode esconder algo muito mais importante”, finalizou.

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA