CUIABÁ

Saúde

“Não é ‘se’, mas ‘quando’ nova pandemia vai acontecer”, diz especialista da OMS

Publicado em

Saúde


source
Coronavírus
NIADI/ Fotos Públicas

Coronavírus


O mundo nem se livrou da pandemia do coronavírus, que já chega a uma quarta onda na Europa , e a Organização Mundial da Saúde (OMS) já se preocupa com as próximas. A entidade montou um grupo de especialistas para investigar as origens das pandemias, com a participação do pesquisador brasileiro Carlos Medicis Morel.

“A gente está buscando não somente essa pandemia, mas as próximas. O nome do grupo é ‘Origens de Novos Patógenos’. A gente diz que não é ‘se’, mas ‘quando’ uma nova pandemia vai acontecer”, disse Morel, coordenador-geral do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) da Fiocruz, em entrevista à CNN Brasil.

Ele afirmou que a primeira investigação da OMS “foi muito complicada”. Por isso, a entidade decidiu retomar a busca em outro formato. O comitê agora é permanente, com membros nomeados para um mandato de dois anos que pode ser renovado.

Leia Também

“O interessante foi que decidiram escolher apenas um membro por país. Então não há dominância de um país. Eu até destaquei ontem, na primeira reunião do comitê, que foi montada na verdade uma mini Assembleia Mundial da Saúde. Cada país tem uma voz. São 27 países, 27 membros”, explicou o pesquisador.


Os trabalhos são iniciados no contexto em que a vacinação avança no mundo, mas os casos de coronavírus voltam a crescer na Europa. Isso fez com que a OMS emitisse o alerta de que o continente pode perder mais 700 mil pessoas para a Covid-19 .

Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Pfizer: 1 milhão de doses chegam ao Brasil hoje

Publicados

em

Por


O Ministério da Saúde informou que recebe, na noite desta quarta-feira (1º), uma remessa de 1 milhão de doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer. Os lotes do imunizante desembarcam no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

A entrega, de acordo com a pasta, é parte do segundo contrato com a farmacêutica, que prevê a entrega de mais de 100 milhões de doses ao Brasil. Até o momento, cerca de 147 milhões de doses do imunizante da Pfizer foram distribuídas aos estados e municípios.

Balanço

Dados do ministério indicam que aproximadamente 313 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas no Brasil. Mais de 159 milhões de pessoas receberam a primeira dose – quase 90% da população-alvo – enquanto 134,5 milhões completaram o esquema vacinal – 78% do público-alvo.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Fonte: EBC Saúde

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Fiocruz pede inclusão de BioManguinhos como produtor de IFA nacional
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA